18 setembro 2014

Caminhando com os Dinossauros (BBC)


    Caminhando com os Dinossauros (Walking with Dinosaurs) é uma série de documentários produzida para a televisão pela rede britânica BBC, que a transmitiu em 1999. Com um visual muito realista, recria, em cenários reais e de forma inovadora, dinossauros e outros animais que conviveram com eles. Combinando fatos e suposições com gráficos computadorizados e efeitos animatrônicos, a série demorou dois anos para ser concluída, então o resultado não poderia ser diferente: com certeza vale a pena assistir. São seis episódios, cujas sinopses seguem abaixo.
    Os documentários foram o motivo de inspiração para o filme intitulado Caminhando com Dinossauros, de 2014, produzido pela parceria entre BBC e Fox Filmes.

1. Sangue Novo (New Blood)


Os celófises confrontam o Postosuchus.
© BBC

    O primeiro episódio apresenta a origem dos dinossauros, durante o Triássico. O foco fica por conta de uma celófise fêmea e uma família de trinaxodontes tentando sobreviver à árdua estação seca da América do Norte, mesmo que para isso tenham que chegar aos seus próprios limites. Como se não bastasse, também são ameaçados pelo predador Postosuchus, réptil parecido com os crocodilos.

2. Era dos Titãs (Time of the Titans)


Estegossauro
© BBC

    No segundo, o cenário são verdes planícies também na América do Norte, mas agora já no fim do Jurássico, e um grupo de irmãos diplodocos enfrentam os perigos da vida. Se, por um lado, os herbívoros estão muito maiores do que no período anterior, por outro, os predadores também aumentaram de tamanho.
    Antes de se tornarem dinossauros gigantes, os pequenos filhotes vão ter que fugir de grandes carnívoros, como o alossauro, durante todo o seu crescimento, desde que nasceram em um ninho escondido na floresta.

3. Mar Cruel (Cruel Sea)


Oftalmossauros
© BBC

    Para as espécies aquáticas da Europa no final do Jurássico, que na época era um grande arquipélago, sobreviver também não era nada fácil, pois o liopleurodonte nadava por aquelas águas. Esse enorme predador colocava em grave perigo uma mãe oftalmossauro que acabava de dar à luz seu filhote.

4. O Gigante dos Céus (Giant of the Skies)


Ornitoqueiro
© BBC

    O Gigante dos Céus retrata voadores do início do Cretáceo: os pterossauros, que dominavam os ares, e suas verdadeiras jornadas pela sobrevivência. Mas entre eles havia um que fazia os outros parecerem anões. Neste episódio, acompanhamos a última viagem de um ornitoqueiro gigante, um dos maiores voadores de todos os tempos, do Brasil até as ilhas europeias, local de acasalamento da espécie.

5. Os Espíritos das Florestas de Gelo (Spirits of the Ice Forest)


Mutaburrassauroslealinassauras.
© BBC

    Em meados do Cretáceo, a Antártida não era tão fria como hoje e a vegetação ainda prosperava. Nessa floresta, vivia um grupo de lealinassauras aproveitando o verão. Tudo seria perfeito, se não houvesse alossauros famintos vagando por lá...

6. A Morte de uma Dinastia (Death of a Dynasty)


Tiranossauros
© BBC

    O último capítulo retorna à América do Norte, mas já no final do Cretáceo, para contar a história de uma família de tiranossauros que assiste ao seu triste fim, provocado pela queda de um enorme asteroide no Golfo do México.


    Já assistiu à série? O que achou? Deixe um comentário! Para quem ainda não, fica uma veemente recomendação.

3 comentários:

  1. Anônimo5/10/15

    Vou amar pra sempre <3

    ResponderExcluir
  2. Ola o episódio 4. O Gigante dos Céus nao e um Tropeognathus mesembrinus

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Sim. Acontece que, na época em que a série foi feita, ainda se debatia se o Tropeognathus e o Ornithocheirus seriam o mesmo animal ou não.

      Excluir

Todos os comentários passam por aprovação do autor.
Comentários incoerentes ou ofensivos não serão publicados, mas críticas e sugestões são bem-vindas.